IPad 2 e o terremoto no Japão

Com o lançamento oficial do IPad 2 nos EUA, em 2 de março, outros países estão na expectativa de receber o mais novo tablet da Apple.

Na semana que vem, cerca de 25 países receberão o tablet, porém, no Japão o lançamento foi adiado. Isso se deu devido ao grande terremoto e ao tsunami sofrido no país, recentemente.

Se não bastasse o atraso no lançamento do IPad 2 no país, outros problemas estão surgindo, agora na montagem do tablet, já que alguns de seus principais componentes são fabricados no Japão.

Segundo a empresa americana ISuppli, responsável por realizar pesquisas de mercado para empresas de tecnologia, o Japão é o responsável pela fabricação das seguintes peças: memória flash NAND – Toshiba; DRAM – Elpida Memory; compasso eletrônico da AKM Semiconductor; revestimento de vidro da tela touchscreen – Asahi Glass; e sistema de bateria da Apple Japan.

Com o grande racionamento de energia no país, muitas fábricas, entre elas as citadas acima, estão com suas produções reduzidas, ou até mesmo paradas, o que provavelmente afetará a produção do IPad 2, pois mesmo que haja a busca por novos fornecedores dos componentes NAND e DRAM, os demais (compasso eletrônico, o revestimento de vidro da tela touchscreen e o sistema de bateria) não podem ser facilmente fabricados em qualquer país.

Com relação à situação catastrófica no Japão, muitas pessoas de diferentes países se solidarizaram, e gostariam muito de ajudar, porém, a distância e as condições naturais desfavoráveis do país afetado pela destruição do terremoto e do tsunami não deram muitas opções.

Para isso, o Google lançou um site para centralizar as informações e ajudar com doações em dinheiro. O endereço é: http://www.google.co.jp/intl/en/crisisresponse/japanquake2011.html

Atualização do post: o iPad 2 está previsto para ser lançado no Brasil em JUNHO! Leia mais aqui!

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>