Pagamento pelo celular: nova era do pagamento digital

Em meio a rumores não confirmados de que a Mastercard (empresa de cartão de créditos), em parceria com o Google e o Citigroup estão trabalhando na tecnologia  NFC – Near Field Communicationque, que seriam embutidas em celulares Androids, para que seus usuários pudessem realizar pagamentos com seus próprios aparelhos, a Amex (American Express) acaba de anunciar um serviço disponível para IPhone e Android, que permite realizar pagamentos digitais, com transferência de dinheiro entre pessoas.

Este serviço, denominado SERVE, está também acessível em computadores, pelo Facebook e pelo próprio site da SERVE.

Para utilizar o programa SERVE, o usuário terá que configurar uma conta online através do aplicativo para celular ou no próprio site SERVE. Ao abrir a conta, ele poderá depositar dinheiro, que venha de outras contas, de cartões de crédito, de débito, e poderá enviar ou receber dinheiro de amigo, realizar compra e pagamentos.

Uma outra empresa de cartões de crédito, a Visa, também diz estar desenvolvendo um serviço com essas funções semelhantes, utilizando-se também da tecnologia NFC, e pretende utilizar a tecnologia VisaNet, que é a rede de processamento de pagamentos da Visa.


No Brasil, a operadora de telefonia móvel OI saiu na frente. Ela possui o sistema chamado PAGGO. Segundo o site da OI, as transações são feitas pelo envio de SMS gratuitos. Na hora de pagar, você informa ao lojista o número do seu Oi e depois você recebe um SMS com os dados da compra e autoriza a transação digitando sua senha pessoal no próprio aparelho.

Ainda segundo a OI, por ser tecnologia GSM, a OI PAGGO é a prova de clonagem. Os SMS´s da transação não ficam armazenados pelo lojista e ao final de cada compra você recebe uma mensagem com seu limite de crédito disponível. A fatura do PAGGO vem separada da fatura do seu Oi e você tem até 40 dias pra pagar.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>