Sites de financiamento coletivo – Crowdfunding

mar 23
2011

Muito utilizado há tempos nos EUA, surgem aqui no Brasil alguns sites de financiamento coletivo.

Financiamento coletivo, ou “Crowdfunding” funciona dessa forma: você tem um projeto e quer vê-lo realizado, mas não possui recursos suficientes para isso. Sendo assim, você inscreve este projeto no site de financiamento coletivo, e se aprovado, ele ficará ali exposto, esperando que atinja um valor mínimo de doações em dinheiro para que ele possa ser financiado. Aqueles que doam o dinheiro, os chamados incentivadores, podem receber algumas vantagens referentes ao projeto que ajudou a financiar, de acordo com o valor da doação.

Aqui no Brasil, existem pelo menos 3 sites neste ramo, e que vêm conseguindo viabilizar projetos. O Queremos é um site de financiamento coletivo que se mobiliza para trazer sua banda favorita  para realizar shows no país ou na sua cidade. O site levanta a possibilidade do show acontecer, os custos com a produção e o quanto cada financiador (fã da banda) deverá investir no ingresso. Com a venda dos bilhetes, esse valor poderá ser reembolsado. Já foram financiados 5 shows com a ajuda de seus respectivos fãs.


Um outro site deste seguimento é o Catarse, destinado a diversas áreas artísticas, como cinema, música, design, literatura, arquitetura, onde o financiador pode doar a partir de R$ 10,00, e caso o projeto não alcance o valor mínimo estipulado para ser financiado, ele receberá o dinheiro de volta. O Catarse já viabilizou 5 projetos.

O site mais recente de financiamento coletivo é o Incentivador.com, idealizado pelo cineasta Micael Langer e pelo empreendedor Andre Averbug , tem a mesma proposta do Catarse, porém, embora em sua maioria prevaleça produções artísticas, este aceita projetos de diversas áreas.

Logo de início, o Incentivador.com vem nos oferecer um grande projeto,  o filme “Cauby –  Começaria Tudo Outra Vez”, para o cinema. Para que o projeto seja financiado, ele deverá arrecadar um mínimo de R$ 150.000,00 até dia 18/07.

Portanto, se você é fã de Cauby, ou de qualquer outro projeto publicado nestes sites de financiamento coletivo e têm interesse em vê-los concretizados, colaborem e ajudem também a divulgá-los nas redes sociais, para que mais pessoas tomem conhecimento destes que podem vir a tornar-se grandes produções futuras.

Share on Facebook

Leave a Reply