50º Aniversário da Primeira Viagem do Homem ao Espaço

O Doodle do Google homenageia hoje o 50º Aniversário da Primeira Viagem do Homem ao Espaço.

Essa viagem se deu em 12 de abril de 1961, com o astronauta soviético Iuri Gagarin, a bordo da Vostok I, uma nave que pesava 4 725 quilos. Além de astronauta, Gagarin era piloto militar formado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963.

No ano de 1960, Iuri Gagarin foi selecionado, com mais 20 pilotos, para participar do programa espacial soviético, sendo o primeiro escolhido para viajar para o espaço. Nessa viagem,  deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta e proferiu a famosa frase “A Terra é azul”.

Após ganhar fama no mundo todo e divulgar o programa espacial soviético em diversos países, em 27 de março de 1968, durante um vôo sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor Vladimir Seryogin morreram na queda do MiG-15 que pilotavam, num acidente nunca esclarecido.


Foi somente neste ano, durante as comemorações do 50º Aniversário da Primeira Viagem Espacial, que as autoridades colocaram fim às especulações sobre a morte de Gagarin, com o seguinte documento: “Conclusões da comissão: segundo as análises das circunstâncias do acidente aéreo e os elementos da enquete, a causa mais provável da catástrofe seja uma manobra brusca (do piloto) para evitar uma sonda atmosférica”.

Estas conclusões foram inscritas num decreto do Comitê Central do Partido Comunista da URSS, com data de 28 de novembro de 1968, e sob o selo de “segredo de Estado”.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Iuri_Gagarin)

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>