E-mail Marketing: Ferramenta poderosa de divulgação

O e-mail marketing é a utilização do e-mail para divulgar serviços, empresas, produtos e outras informações, como meio de propaganda. Também é muito utilizado no envio de informativos periódicos, notícias, artigos e comunicados internos.

Para que um e-mail marketing não seja considerado um spam, ele deve ter o consentimento do cliente (o que chamamos de opt-in). Outra caracterísitica de um e-mail marketing, é a possibilidade que ele oferece ao cliente de se descadastrar, caso o mesmo não queira mais receber os e-mails.

Ao escolher o assunto de seu e-mail marketing, leve em conta o público que quer atingir (sexo, idade,etc). O conteúdo a ser oferecido aos leitores deve ser de seus interesses, e de qualidade, garantindo e aumentando assim a sua fidelidade.


Para compor um e-mail marketing, você pode optar por enviar apenas textos, ou HTML. Os textos são bem menos interessantes, e não possuem recursos diversos para sua formatação. Contudo, são mais leves e fáceis de serem lidos em qualquer computador.

Atualmente se utiliza muito o HTML, por ser um marketing mais chamativo, já que lhe permite maior liberdade na formatações do conteúdo, além de inclusões de imagens. Porém, o arquivo HTML é bloqueado pela maioria de leitores de e-mails. Para o HTML, você também deve se preocupar com o peso do arquivo. Tome cuidado para não criar um e-mail marketing muito pesado, que sobrecarregará a caixa de mensagens do cliente, e que demorará muito para ser aberto e lido. Pois assim, o que era para levar informação, pode também acarretar a irritação do leitor.

Ao enviar e-mail marketing, as empresas se utilizam de softwares especiais que se encarregam de enviar milhares de e-mails, em pouquíssimo tempo, sem grandes dificuldades. Esses softwares também possuem ferramentas de gerenciamento de seu e-mail marketing e de sua lista de envio, o que lhe facilitaria muito caso você possua muitos clientes.

O e-mail marketing pode ser uma ferramenta muito útil para os seus negócios, porém, saiba usá-lo com bom senso e moderação.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *