Forsoft 2011 abre inscrições para formação profissional de jovens carentes
Empresas que tiverem interesse em apadrinhar jovens carentes de comunidades pobres poderão se inscrever na Forsoft Rio de Janeiro 2011, até o dia 15 de maio, em cursos profissionalizantes gratuitos de programadores em software (programas de computador). Esta iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do programa de promoção da excelência do software brasileiro Softex, a prefeitura do Rio de Janeiro e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet regional Rio (Assespro-RJ).
Para este ano, foram realizadas alterações nos métodos de ensino aplicados, baseados nos acertos e erros dos 5 anos anteriores.
Segundo o coordenador-geral do projeto, Ricardo Saur, a nova metodologia mescla aulas presenciais, com professores de tecnologia da informação (TI) em sala, com aulas virtuais. Contará também com monitores durante as quatro horas de aula diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais. Um acerto incorporado desde o início do projeto foi a obrigatoriedade, pelas empresas madrinhas, de recrutamento dos alunos ao fim do curso. Saur também destacou a evolução do material de ensino para a melhor qualidade do aprendizado. Outra descoberta foi que o curso em comunidades pobres não poderia ultrapassar a duração de seis meses, em função do elevado índice de evasão.
O material a ser usado no Forsoft 2011 é propriedade do MCT. O projeto visa alunos de nível médio que tenham concluído o curso ou estejam no último ano. Os alunos poderão se inscrever no Portal da prefeitura do Rio de Janeiro, em data ainda a ser anunciada.
O Forsoft 2011 começará no dia 13 de junho e vai até 15 de dezembro.
One thought on “Forsoft 2011 abre inscrições para formação profissional de jovens carentes”
Olá Gabriel, boa tarde. A inscrição deverá ser feita no site da prefeitura do Rio de Janeiro -www.rio.rj.gov.br/, contudo, ainda não foi anunciada a data de início para as inscrições. Assim que soubermos, nós a divulgaremos.
Abraços.