iPhone e celulares Android rastreiam localização de usuário

fonte: support.apple.com

Testes realizados pelo Wall Street Journal revelaram que o iPhone possui um sistema de localização no aparelho, que aramzena informações sobre a localização do usuário, mesmo estando desligado.

Segundo o Wall Street Journal, os dados de localização são coletados por meio de torres de telefonia celular e pontos de acesso Wi-Fi próximos aos usuários do aparelho. Porém, a Apple, pelo que parece, não recebe esses dados armazenados pelo smartphone.


Para o teste, foi utilizado um iPhone 4 com a versão mais recente do sistema operacional, e que teve restaurada suas características de fábrica. Segundo a publicação, a localização geográfica não seria tão fiel assim, sendo que alguns pontos apareciam com quilômetros de distância de diferença do local real.

O Wall Street Journal também comentou sobre o sistema operacional Android, utilizado em smartphones do Google. Eles também possuem o sistema de localização tão polêmico, porém, o Google havia se manifestado e dito que as informações recebidas por ele dos usuários são anônimas, e podem ser desabilitadas quando o usuário quiser.

Para acabar com essas especulações e com a preocupação dos usuários destes aparelhos, o deputado americano Edward Markey enviou uma carta à  Apple, na qual questionava as políticas de proteção de dados da empresa. Ele exigiu que a Apple respondesse a suas perguntas até 12 de maio.


A Apple ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, mas segundo o jornal The Guardian, um leitor do site MacRumors teria questionado Steve Jobs sobre este armazenamento de informações pelo aparelho, e Jobs teria lhe respondido de seu próprio iPhone que “a Apple não rastreia ninguém!”.

Só nos resta aguardar o final desta investigação. Mais informações serão passadas aqui no nosso blog.

Atualização: Em comunicado oficial, em 27/04, a Apple divulgou que o armazenamento indevido de dados dos usuários se dá por um bug, que será corrigido através de uma atualização no software que só virá dentro de algumas semanas.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>