Wi-Fi: acesse com segurança

Utilizar as redes sem fio – Wi-Fi – em locais públicos está cada vez mais fácil. Atualmente, muitos estabelecimentos, como restaurantes, lanchonetes, aeroportos, bares, hotéis, bibliotecas, entre outros, já oferecem esta possibilidade, sem nenhum custo. E se você está em um desses locais, de bobeira, costuma pegar seu celular ou notebook, e aproveita a oportunidade para passar o tempo, ou até mesmo, fazer pesquisas e trabalhos.

Mas para que isso não se torne uma grande dor de cabeça para você, então deve tomar alguns cuidados. Se você está conectado em computadores em rede, com fio, é fácil saber quais computadores estão ligados a ele. Já, em uma rede sem fio, isso é praticamente impossível.

As informações enviadas e recebidas por essas conexões são transmitidas sem criptografia. Dessa forma, qualquer pessoa com más intenções, pode interceptar informações como logins, senhas, entre outros, expondo seus usuários à ação de criminosos virtuais.


Para que os dados sejam então criptografados, o ideal seria você utilizar uma conexão VPN (“Virtual Private Network” ou Rede Virtual Privada), que cria uma proteção para os dados enviados, e impede que outras pessoas tenham acesso a eles. Contudo a criação de uma conexão assim não é muito prática, e acabaria com a facilidade do acesso da internet via Wi-Fi, objetivo inicial principal.

Uma outra possibilidade é você digitar, antes de qualquer endereço de site, https://, pois isto ativará uma conexão segura chamada SSL (Secure Sockets Layer – SSL varia de acordo com o serviço e está disponível para e-mails, bate-papos, agendas, documentos e sites). Após carregar o site desejado, você deve clicar no cadeado que constará no canto direito da barra de endereço. Caso as informações sejam coerentes, você pode acessá-lo tranquilamente.

Diante dessas informações, o ideal seria você evitar entrar em sites e redes sociais que solicitam suas informações pessoais, como e-mails e senhas. E nunca utilize esse tipo de conexão para realizar qualquer transação bancária, pois seus dados sobre sua conta não estarão protegidos.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *