A USP recicla seu PC ultrapassado

A tecnologia evolui a um ritmo muito acelerado, e muitas vezes, ao tentar acompanhar essa crescente evolução, acabamos adquirindo equipamentos de última geração.

Os equipamentos que acabam ficando obsoletos, são deixados de lado, e na maioria das vezes, não sabemos o que fazer com eles.

No caso dos PCs, computadores de mesa, é mais difícil, por ser um equipamento grande. Não podemos simplesmente jogá-los na lata de lixo.

Pensando nisso, a USP criou um programa de reciclagem e reaproveitamento de PCs que são descartados por seus usuários.

O CEDIR (Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática), foi criado inicialmente para receber, equipamentos da universidade, porém, atualmente, possui um galpão de 400 m2, para atendimento ao público, onde reformam os equipamentos e emprestam para projetos sociais.

Primeiramente, os computadores são desmontados e as peças são separadas em metal, plástico e vidro; cada material é encaminhado para uma empresa específica de reciclagem; os produtos metal, plástico e vidro passam por diversos processos físicos e químicos, e só então viram matérias-primas novamente.

Essa iniciativa não só tem diminuído a quantidade de lixos tóxicos jogados no meio ambiente, como também tem ajudado a criar laboratórios de informática que auxiliam a inclusão digital da população, principalmente em comunidades carentes.


Segundo Neuci Bicov, gestora ambiental do CEDIR, caso você se interesse em se desfazer de algum equipamento deste porte, entre também em contato com a fabricante, pois com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas devem receber os equipamentos sem utilidade de volta.

Onde levar seu PC:

CEDIR – Av. Professor Luciano Martins Rodrigues, travessa 4, n 399, bloco 27, Butantã. Tel.: 3091-6400

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>