Brasil participará da fase internacional do Imagine Cup 2011 em Nova York

A Imagine Cup é um evento de alcance mundial, criado em 2003, e organizada pela Microsoft. São realizadas competições de tecnologia para estudantes, com o objetivo de mobilizar suas habilidades e criatividade para o desenvolvimento de inovações tecnológicas que podem fazer a diferença no futuro.

Este ano, a fase internacional do Imagine Cup 2011 será realizada em Nova York, entre os dias 8 e 13 de julho.

Para a fase nacional, as equipes vencedoras desenvolveram projetos relacionados com a área da saúde e educação, nas categorias “sistemas embarcados” e “projeto de software”.

Em “sistema embarcado”, o vencedor foi o projeto “1stCareTaker”, desenvolvidos por estudantes de Recife. Desenvolveram um sistema de medições relacionadas ao atendimento médico, como temperatura e pressão arterial. O projeto tem como objetivo agilizar o atendimento, definir a prioridade do mesmo, e também auxiliar rapidamente em casos de desastres naturais, como no Japão.


Na categoria “projeto de software”, o vencedor foi o “EduAcademy”, também de Recife, que desenvolveram uma plataforma educacional que fica armazenada na internet e  é acessível de qualquer ponto com rede (armazenamento em nuvem). O projeto reúne serviços e ferramentas de comunicação e aprendizagem, e funciona como uma rede social, cujas ferramentas poderão ser aperfeiçoadas com a criação de novos aplicativos.

Segundo o presidente da Microsoft no Brasil, Michel Levy, em todas as 8 edições da competição, os brasileiros estiverem entre as 3 primeiras colocações, e é isto que tem motivado outros jovens a se inscreverem em todos estes anos, e chegar a ser o segundo, em 2011, com 47 mil inscritos.

A premiação para os três primeiros lugares variam entre $ 3 mil e $ 25 mil, dependendo da quantidade de pessoas na equipe, e a categoria a qual eles concorrem.

Vale lembrar que no ano de 2009, uma equipe brasileira se consagrou campeã, e em 2010, outra equipe brasileira ficou em segundo lugar.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>