Como descartar um e-lixo?

Você sabe o que é um “e-lixo”?

“E-lixo” é tudo o que é proveniente de equipamentos eletro-eletrônicos, incluindo aparelhos celulares, computadores, impressoras e periféricos.

Do ponto de vista ambiental, o lixo eletrônico é um grave problema, desde a sua produção até o seu descarte. Para serem produzidos, os computadores e outros aparelhos consomem grande quantidade de recursos naturais, água e energia. E quando são descartados, se não for da forma correta, suas matérias primas, como o chumbo, por exemplo, pode contaminar a natureza, como o solo, e trazer danos aos rins e ao sistema nervoso, dentre outros problemas de saúde.

Para tentar amenizar estes danos, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta (um centro de projetos e debates voltados ao uso criativo da tecnologia e à inovação), criou o projeto E-LIXO MAPS, para facilitar o acesso das pessoas aos locais que coletam e/ou reciclam o “e-lixo”.

No site, na  janela “Consulte o posto de descarte de e-lixo mais próximo” insira o seu CEP (somente número), o número da sua residência e escolha o tipo de e-lixo que você quer descartar. Clique em “buscar”. No mapa a sua localização estará indicada por um balão vermelho e os postos de coleta mais próximos em verde.


Caso você possua um estabelecimento que receba e/ou recicla algum tipo de “e-lixo”, também poderá cadastrar-se na página “Participe”.

Segundo o próprio site do E-LIXO MAPS, o Google Maps não tem os registros de todos os CEPs no Brasil na sua base, e dessa forma nem todos os CEPs podem ser encontrados ainda.  A solução, no momento, é digitar o CEP finalizando com 000 ao invés de números específicos.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>