Empresa chinesa lança seu próprio sistema operacional para smartphones

Empresas chienesas tem investido muito na criação de sites e programas que possam concorrer com grandes nomes como o Google, ao criar seu próprio site de buscas, o Baidu.

A mais recente façanha, foi a criação de um sistema operacional próprio, para ser utilizado em smatphones chineses, o Aliyun OS.

O sistema operacional Aliyun OS foi criadao pela empresa chinesa Alibaba Group, e é baseado em Linux. Ele roda aplicativos Android (sistema operacional do Google), e web apps desenvolvidos em HTML 5 e JavaScript. A intenção de aceitar diferentes tipos de aplicativos, segundo Wang Jian, presidente da Alibaba Cloud Computing, é poder “trazer qualquer modelo de negócio para o aparelho”, pois os desenvolvedores poderão fazer qualquer tipo de aplicativos, utilizando-se das permissões do Aliyn OS.


Os smartphones que possuem o Aliyun OS vem com cerca de 20 aplicativos, baseados na nuvem, e também oferecem 100GB de espao para o usuário armazenar fotos, contato, músicas, etc, online.

Para desenvolver o primeiro smartphone com o Aliyun OS, o Alibaba fez parceria com a Nvidia. O aparelho chama-se K-Touch Cloud-Smart Phone w700. Ele possui tela sensível ao toque de 3.8″, processador Nvidia Tegra dual-core de 2.1GHz.

Para Wang, com a criação deste sistema operacional e do aparelho super potente de 2.1 GHz, eles pretendem concorrer diretamente com a Apple (iPhone), conquistando os consumidores chineses. Futuramente, também há a intenção de expandir o mercado do Aliyun OS, já que estão aprimorando o sistema para suportar outros tipos de idioma, dentre eles o inglês.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>