Google homenageia Alexander Calder em seu Doodle

Google homenageia Alexander Calder em seu Doodle

Hoje o Doodle do Google Homenageia o 113º aniversário de Alexander Calder. A escultura reproduzida pelo Google, é “The Star”, de 1960.

Reprodução: Site www.artobserved.com

Alexander Calder, também conhecido como Sandy Calder, filho de pai escultor e mãe pintora, foi também um escultor e artista plástico, que ficou famoso desenvolvendo móbiles bastante diferentes.

Chegou a estudar engenharia mecânica, mas em 1923, passou a estudar desenho na Art Students League, em Nova York.


Em sua estadia em Paris, conheceu grandes artistas, destacando-se Marcel Duchamp, Joan Miró, Fernand Léger e Piet Mondrian.

O primeiro dos famosos “móbiles” de Calder foi “Calderberry Bush”, uma escultura que mudava de forma com o vento.

Reprodução: Site www.insight.ccsu.edu

No ano de 1931, as esculturas de Calder passam a adquirir mais movimentos, como o “Dancing Torped Shape” , que se tratava de ums escultura que se movia à manivela. Hoveram ainda diversas outras esculturas e móbiles famosos, os quais ficavam expostos ao ar livre.

Em 1943, suas obras foram reunidas no MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), e em 1952, ele recebeu o prêmio internacional de escultura na Bienal de Veneza.

Faleceu aos 78 anos, 1976, algumas semanas após realizar sua última exposição, no Museu de Arte Whitney, em Nova York.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *