Google homenageia Gregor Mendel em seu Doodle

Hoje, dia 20/07, o Doodle do Google homenageia o 189º aniversário de Gregor Mendel.

Gregor Johann Mendel, conhecido como o “pai da genética”, nasceu em 20 de julho de 1822, no que hoje é a Áustria, e desde criança, muito estudioso, gostava de estudar as plantas. Em 1843 entrou para o Mosteiro da Ordem de Santo Agostinho, tornando-se monge. Os cuidados com os jardins do mosteiro ficaram a seu cargo.

Além de botânico, estudou também meteorologia.

Entre 1851 e 1853 ao estudar História na Universidade de Viena, adquiri vasto conhecimento em botânica e genética, o que foi muito relevante para a criação de suas leis (Leis de Mendel).

Ele se utilizava de ervilhas para fazer experimentos, pois podiam ser cultivadas mais facilmente, por ser uma planta anual, e cujos genitores tinham características bastante definidas (feminino e masculino).


Ao cruzar as ervilhas de mesma família, ele percebeu que geravam ervilhas com características de seus geradores. Criou então a teoria de que as características das plantas (ex: cores) deviam-se a elementos hereditários (genes).

Foto: Reprodução – Portal São Francisco

Mendel morreu em 6 de janeiro de 1884 antes de ter seus estudos reconhecidos. Somente no início do século XX alguns pesquisadores comprovaram q importância das descobertas de Mendel para o mundo da genética.

As Leis de Mendel (fonte: www.todabiologia.com)

Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.

Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante).

Terceira Lei: também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *