Dicionários Oxford e Aurélio estão mais “tecnológicos”

A 12º edição do dicionário Oxford acaba de trazer cerca de 400 novas palavras, muitas delas bastante utilizadas hoje na internet.

A palavra “retweet“, por exemplo, utilizada quando repassamos um tweet para outras pessoas, já se encontra no novo Oxford. Outra palavra que já consta no dicionário, é a “cyberbullying“, que é quando se utiliza da internet para intimidar alguém.

Segundo Angus Stevenson, editor do dicionário, não basta publicarmos as novas palavras, apenas porque as ouvimos no dia-a-dia. Para que elas apareçam no dicionário, é necessário que seja comprovada sua existência real, e para isso, muitas pesquisas em sites e textos são feitas.


Mas não é só lá fora que os dicionários estão sendo atualizados assim. No final do ano passado, o Aurélio, o maior dicionário da língua portuguesa, em comemoração ao seu centenário, também adicionou novas palavras relacionadas à tecnologia e internet.

Entre elas estão: e-book’, ‘tablets’, ‘pop-up’, verbos como ‘tuitar’ e ‘blogar’, e substantivos como ‘fotolog’, ‘blue tooth’, ‘blu-ray disc’ e ‘blu-ray player’.

Há também a inclusão de palavras que entraram no dia-a-dia do povo, como: ‘ricardão’, ‘ sex shop’, ‘botox’, ‘balada’, ‘nerd’, ‘test drive’, ‘bullying’ e ‘chef, além de ‘ecotáxi’, ‘ecobag’ e ‘ecojoia’. ‘Flex’, ‘chororô’, ‘chocólatra’ e ‘pré-sal’.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>