Google faz homenagem ao escritor Jorge Luís Borges

O Doodle do Google homenageia hoje o 112º aniversário do escritor argentino Jorge Luís Borges.

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo nasceu em Buenos Aires, em 24 de agosto de 1899, e foi escritor, poeta, tradutor e ensaísta argentino.

Ele foi uma figura importantíssima na literatura fantástica latino-americana. Suas obras se destacaram por se utilizar de temas filosóficos, da mitologia e teologia.

Também escreveu bastante sobre os pampas argentinos, nos contos “O Morto”, “Homem da esquina rosada” e “O sul”.


Outros contos muito conhecidos no meio literário foram: A Biblioteca de Babel, O Jardim de Veredas que se Bifurcam, “Pierre Menard, autor do Quixote”, “Funes, o Memorioso”, ”Ficções”, “O Zahir”, “A escrita do Deus” e “O Aleph”.

Quando a cegueira começou a se manifestar em sua vida, já na década de 50, Borges então passa a se dedicar a poesia, em obras como “A cifra” (1981), “Atlas” e “Os conjurados”, sua última obra.

Os críticos literários chegaram a dizer que a cegueira o havia ajudado muito em suas produções. As obras de Borges ganharam popularidade na Europa e nos Estados Unidos (onde ganhou muitas traduções).

Morreu em Genebra, em 14 de junho de 1986.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>