Google homenageia matemático francês Pierre de Fermat

O Doodle do Google homenageia hoje o matemático e cientista francês Pierre de Fermat.

Pierre de Fermat nasceu em 17 de agosto de 1601, em Beaumont-de-Lomagne, na França.

Suas contibuições para a matemática, mais especificamente para o cálculo geométrico e infinitesimal foram muito importantes.

Muitas de suas descobertas não chegaram a ser publicadas, e por isso, ele não ganhou tanta notoriedade. Mas Isaac Newton o citou, pela primeira vez, ao mencionar que seu cálculo havia sido baseado no Teorema de Fermat, que originou o Teste de primalidade de Fermat, onde, por um teste simples, se reconhecia números não-primos.


Seu último teorema, o Teorema de Fermat, dizia que, segundo o site Wikipédia, ” não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça xn + yn = zn“.

Ao lado do teorema, Fermat escreveu:

Cuius rei demonstrationem mirabilem sane detexi. Hanc marginis exiguitas non caperet.
Encontrei uma demonstração verdadeiramente maravilhosa disto, mas esta margem é estreita demais para contê-la.

Mas foi somente após 300 anos , em 1994, que Andrew Wiles apresentou uma demonstração que levou à descoberta de um número importante de resultados que levou o nome de Teoria dos Anéis Comutativos.

Pierre de Fermat morreu em 12 de janeiro de 1665, em Castre, também na França.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>