Google homenageia o 102º aniversário do paisagista Burle Marx

Hoje, dia 04/07, o Doodle do Google homenageia o 102º aniversário de Burle Marx.

Roberto Burle Marx foi um grande paisagista brasileiro, se não um dos maiores de todos os tempos. Ele nasceu em São Paulo, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro. Foi pintor, desenhista, tapeceiro, escultor, e até designer de jóias, e recebeu prêmios internacionais.

Foi estudando em Berlim, de 1928 a 1929, que conheceu sobre a flora brasileira. Seu primeiro trabalho como paisagista foi realizado para o arquiteto Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, para a residência da família Schwartz no Rio de Janeiro.

Em 1934 projetou seu primeiro jardim público, a Praça de Casa Forte, no Recife.

Como Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, foi convidado a projetar os jardins do Edifício Gustavo Capanema (então Ministério da Educação e da Saúde). Para este projeto, Burle Marx criou um terraço-jardim, considerado até hoje um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Nele, o paisagista optou pela vegetação nativa e formas sinuosas e orgânicas, com espaços contemplativos e de estar, que ganhou repercussão inédita no país e no mundo.

Terraço-jardim do Edifício Gustavo Capanema – Foto: Les Jardins Du Monde

Em 1935, projetou a Praça Euclides da Cunha utilizando-se de plantas da caatinga e do sertão nordestino. E em 1937 criou o primeiro Parque Ecológico do Recife.


Com o grande reconhecimento de sua obra no Edifício Capanema, Burle Marx resolveu utilizar de vez em seus projetos, uma linguagem bastante orgânica e sinuosa, e suas obras passaram a privilegiar a criação de caminhos que acompanham e permeiam a irregularidade da vegetação, característica marcante em sua obra, que o fez conhecido no mundo todo.

Burle Marx morreu em 5 de junho de 1994, no Rio de Janeiro.


Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>