Steve Jobs deixa a presidência executiva da Apple

Foto: Wikipédia

Ontem, em comunicado oficial, Steve Jobs anunciou que deixa o cargo de CEO da Apple. Este comunicado talvez já fosse esperado por muitos, devido à sua saúde debilitada, porém, em nenhum momento, este assunto foi citado como motivo de sua saída.

Veja na íntegra o comunicado:

“Ao Conselho de Diretores da Apple e à Comunidade Apple

Sempre disse que, se chegasse o dia em que eu não pudesse mais cumprir minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar vocês. Infelizmente, esse dia chegou.

Assim, eu renuncio como CEO da Apple. Eu gostaria de continuar servindo, se o Conselho concordar, como Presidente do Conselho, diretor e funcionário da Apple.
Quanto ao meu sucessor, recomendo fortemente que se dê continuidade ao plano de sucessão e se nomeie Tim Cook como CEO da Apple.
Acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir. E estou ansioso para assistir e contribuir para o seu sucesso em um novo papel.
Fiz alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e agradeço a todos vocês  pelos muitos anos em que pude trabalhar ao seu lado.

Steve”


Como visto, seu cargo será ocupado pelo até então vice-presidente, Tim Cook, que já comandou a empresa durante os vários momentos em que Steve Jobs esteve de licença médica (em 2004 descobriu um tumor no pâncreas e em 2009 passou por um transplante de fígado).

Steve Jobs fundou a Apple em 1976. Lá ficou no comando até 1984, e, para onde voltou somente em 1996, quando a empresa se encontrava à beira de falir. No ano seguinte, ao assumir a presidência-executiva, a transformou, no que é hoje, a segunda maior empresa do mundo em termos de valor de mercado, estando  muito perto da ExxonMobil, a atual líder.

Mas Jobs não se afastará totalmente da Apple. Continuará por lá, e assumirá o cargo de Presidente do Conselho.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>