Google faz homenagem ao 125º aniversário de Tarsila do Amaral

O Doodle do Google homenageia hoje a artista brasileira Tarsila do Amaral.

Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro, de 1886, em Capivari, São Paulo. Passou boa parte de sua infância na fazenda de seus pais, e somente quando foi estudar em Barcelona, na Espanha, pintou seu primeiro quadro.

Após seu divórcio, Tarsila passou a estudar as artes. Primeiro se dedicou à escultura, e depois, aos desenhos e à pintura. Em 1918, conheceu Anita Malfatti e foi estudar em Paris. Retornou de lá, apenas em 1922, quando ficou sabendo da Semana de Arte Moderna, que aconteceria aqui no país.


Durante o evento, realizou festas e conferências, para divulgar a Arte Moderna em São Paulo.

Tarsila do Amaral estudou na Europa a arte do Cubismo, onde conheceu Pablo Picasso e o pintor Fernand Léger, um mestre do Cubismo, e que lhe foi uma grande influência para sua própria arte.

No ano seguinte, a artista iniciou o que se chamam hoje de a “Arte do Pau-Brasil“, onde ela enfatizava em suas obras a cultura brasileira, a fauna e a flora regional, ao mesmo tempo em que descrevia a modernidade pela qual passava o país. É desta época suas telas mais conhecidas, dentre as quais, destacamos o “Abaporu“, de 1928, e o início do movimento “Antropofágico“, cujo objetivo era incentivar a digestão de influências da cultura estrangeira, para dar lugar à arte nacional brasileira.

Abaporu – 1928 (fonte: Wikipédia)

Tarsila do Amaral faleceu em 17 de janeiro de 1973, segundo o site Wikipédia, após um grave quadro de depressão, que se iniciou com a paralisia, e depois, pela morte de sua única filha Dulce.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>