Quem usa mais internet poderá pagar mais

A operadoras de telefonia fixa do país estão tentando convencer a ANATEL a permitir que elas possam cobrar um valor mais alto nas mensalidades daqueles que se utilizam da internet abusivamente.

Para elas, os responsáveis pela alta demanda do serviço de internet, e do uso abusivo da mesma, são empresas como o Google, Microsoft, Apple e Facebook, que têm lançado produtos e serviços que fazem com que o tráfego de dados atinja altos índices, levando as redes à saturação.

A proposta das operadoras é, além de cobrar a mais dos clientes “heavy users” (clientes conectados o dia todo baixando filmes, seriados e vídeos), também cobrar taxas das empresas citadas acima, e com o valor arrecadado, investí-lo no desenvolvimento da infraestrutura do país.


Atualmente, as operadoras não podem cobrar taxas diferenciadas entre seus usuários, nem realizar a diminuição da velocidade de conexão daqueles que estouram os limites de dados trafegados, o que ocorre com a telefonia móvel.

Enquanto aguardam a posição da ANATEL, as operadora de telefonia fixa estão estudando criar novos modelos de negócio e deixam bem claro que, se nada for feito à respeito, a única solução será aumentar o valor das mensalidades para todos os usuários.

Esse valor ainda não foi calculado, porém, como sempre, quem acaba sendo prejudicado são os clientes, que não deixarão de acessar a internet, já que dependem dela para trabalhar, e assim, deverão obrigatoriamente ter que pagar as altas mensalidades que poderão vir por aí!

Gráfico retirado do site da Folha de São Paulo

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *