Velocidade média de internet deverá ser de 60%

A Anatel aprovou ontem novas medidas que obrigam as operadoras de internet fixa e móvel a oferecerem, no mínimo, 60% da velocidade média contratada. Atualmente, elas são obrigadas a oferecer somente 10% da velocidade contratada, e em alguns casos, nem isso é oferecido.

Essa medida passa a valer a partir do ano que vem (2012), e essa velocidade média deverá ir aumentando gradativamente, até chegar a 80%, no ano de 2014.

Além dessa medida, ficou estabelecido também que a velocidade instantânea de conexão não poderá ser menor do que 20%. E esse índice aumentará em um ano para 30%, e no ano seguinte, para 40%.


E para que os clientes possam ter a certeza do cumprimento de tais medidas, fica também estabelecido que as operadoras deverão oferecer, juntamente com o serviço de internet, um software que possa medir a velocidade de conexão. Caso haja descumprimento da mesma, o cliente poderá realizar reclamações, e as empresas estarão sujeitas a pagar multa de até R$ 25 milhões de reais.

Outras medidas adotadas serão: proibição de limitar a velocidade da internet de acordo com o serviço que está sendo utilizado, dificultando o acesso ao serviço de voz por rede, em favorecimento da utilização da telefonia, já que o serviço é mais caro, e obrigação de entrega de mensagens enviadas por celular em até 60 segundos.

As medidas visam realmente favorecer o usuário, e incentivar as empresas que oferecem os serviços, a melhorarem sua infra-estrutura. Contudo, podemos prever que para isso, haverá um aumento significativo no valor das mensalidades pagas à elas, se realmente essas medidas saírem do papel.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *