Empresa japonesa converte livros de papel em arquivo digital

Uma empresa japonesa chamada 1DollarScan se estabeleceu nos EUA e passou a oferecer o serviço de transformar um livro de papel em um arquivo digital PDF, por um preço muito baixo: U$ 1,00 por cada 100 páginas digitalizadas, em média.

A além do preço baixo, a condição é que o cliente deixe o livro de papel na empresa, para evitar violação de copyright, além do exemplar, ser enviado para uma empresa de reciclagem.


A empresa já possui cerca de 50 mil exemplares escaneados, de toda parte do mundo, inclusive do Brasil, e segundo Mike Kiyamori, gerente de marketing da empresa, eles estão pensando se abrem filiais na Europa e Austrália, ou se investem em sistemas de franquia para a empresa.

A 1DollarScan utiliza um software de OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que transforma o texto do livro em um texto digital, não em meras páginas fotografadas. Sendo assim, é possível selecionar e copiar textos, utilizar buscas por palavras chaves, e utilizar marcadores de textos, no arquivo digital.

Em parceria com a Cannon, a BookScan (matriz japonesa) criou um programa que processa essas informações mais rápido do que softwares de OCR como o da Adobe, já que ele escaneia a imagem e faz o OCR simultaneamente.

Além disso, eles possuem um cortador eletrônico de papel que retira a lombada dos livros rapidamente, desmontando-os, e as folhas são encaminhadas, soltas, para o escaner. Após o processo de digitalização, as folhas são enviadas para reciclagem.

O livro digital tende a ficar com mais de 100 Mb. Por isso, após ser digitalizado, o cliente recebe uma senha para realizar o download do mesmo.

A utilização do livro digital é útil para quem não possui espaço para manter uma grande coleção de livros em papel, ou pela facilidade em carregar um arquivo digital para onde quer que você vá.


Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>