Empresa japonesa converte livros de papel em arquivo digital
Uma empresa japonesa chamada 1DollarScan se estabeleceu nos EUA e passou a oferecer o serviço de transformar um livro de papel em um arquivo digital PDF, por um preço muito baixo: U$ 1,00 por cada 100 páginas digitalizadas, em média.
A além do preço baixo, a condição é que o cliente deixe o livro de papel na empresa, para evitar violação de copyright, além do exemplar, ser enviado para uma empresa de reciclagem.
A empresa já possui cerca de 50 mil exemplares escaneados, de toda parte do mundo, inclusive do Brasil, e segundo Mike Kiyamori, gerente de marketing da empresa, eles estão pensando se abrem filiais na Europa e Austrália, ou se investem em sistemas de franquia para a empresa.
A 1DollarScan utiliza um software de OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que transforma o texto do livro em um texto digital, não em meras páginas fotografadas. Sendo assim, é possível selecionar e copiar textos, utilizar buscas por palavras chaves, e utilizar marcadores de textos, no arquivo digital.
Em parceria com a Cannon, a BookScan (matriz japonesa) criou um programa que processa essas informações mais rápido do que softwares de OCR como o da Adobe, já que ele escaneia a imagem e faz o OCR simultaneamente.
Além disso, eles possuem um cortador eletrônico de papel que retira a lombada dos livros rapidamente, desmontando-os, e as folhas são encaminhadas, soltas, para o escaner. Após o processo de digitalização, as folhas são enviadas para reciclagem.
O livro digital tende a ficar com mais de 100 Mb. Por isso, após ser digitalizado, o cliente recebe uma senha para realizar o download do mesmo.
A utilização do livro digital é útil para quem não possui espaço para manter uma grande coleção de livros em papel, ou pela facilidade em carregar um arquivo digital para onde quer que você vá.