Receita libera consulta a 7º lote da Restituição do IR

A Receita Federal acaba de liberar, a partir de hoje, a consulta ao 7º e último lote da restituição do IR de Pessoa Física.

Para consultar a liberação da declaração, o contribuinte terá que entrar no site da Receita Federal.

O serviço de atendimento por telefone, o Receitafone, encontra-se fora do ar desde 02/12 (pois o contrato com a empresa de call center venceu), e só voltará a funcionar no ano que vem, quando o contrato com a nova empresa de call center entrar em vigor.

Segundo a Receita Federal, cerca de restituições de 110.525 contribuintes devem ser creditadas. A Receita também divulgou que 569.671 mil declarações ficaram retidas na malha fina esse ano, contra 700.000 do ano passado.


Aqueles que estiverem com suas declarações retidas poderão fazer a regularização da mesma, também na página destinada ao assunto, também no site da Receita Federal.

Porém, há casos que não poderão ser resolvidos pela internet. Assim sendo, o contribuinte deverá agendar um atendimento presencial, a partir de janeiro do ano que vem. Para tanto, siga os passos abaixo (retirados do site da Receita):

1) Obtenha seu código de acesso no portal e-CAC (caso ainda não o tenha);
2) Acesse o extrato do IRPF;
3) Clique na pendência informada;
4) Selecione a opção para iniciar o agendamento;
5) Escolha data e horário disponíveis para o atendimento;
6) Clique na opção para preencher o requerimento;
7) Preencha as informações solicitadas. Ao final devem ser impressos os Termos de Intimação e de Atendimento.

No dia e hora agendados, compareça à Receita Federal com:
- Senha de atendimento (comprovante de agendamento);
- Termo(s) de Intimação assinado(s) em duas vias;
- Termo(s) de Atendimento assinado(s) em duas vias;
- Os originais e cópias dos documentos constantes do Termo de Intimação, mais os originais e cópias dos demais documentos que comprovem que a pendência apontada na declaração é improcedente.

Cancelamento do agendamento: se não puder comparecer na data marcada ou conseguir resolver as pendências por meio da retificação da declaração, veja, passo a passo, como fazer o cancelamento do seu agendamento.


Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>