Brasileiro consegue implantar Siri em português no iPhone 4S

Imagem: Reprodução Site Globo.com

Um adolescente brasileiro de apenas 15 anos conseguiu implantar em seu iPhone 4S o Siri com suporte para português.

Siri é uma ferramenta de reconhecimento de voz, presente apenas no iPhone 4S, e é seu maior chamariz. Apesar de já ser vendido aqui no Brasil, desde o dia 16 de dezembro do ano passado, o Siri tem apenas suporte aos idiomas inglês, francês e alemão.

Como já foi dito AQUI, programadores da empresa Applidium tiveram acesso ao protocolo do Siri, e após analisá-lo, descobriram que o som gravado para ser reconhecido pelo Siri passa por um servidor da Apple, junto com uma chave de reconhecimento que identifica o iPhone 4S.

Assim sendo, o desenvolvedor brasileiro Pedro Franceschi, 15 anos, conseguiu interceptar a comunicação do iPhone 4S faz com esses servidores da Apple, e nesse processo, ele faz com que o usuário comande a Siri em português e veja as respostas escritas no mesmo idioma, contudo o áudio continua sendo enviado em inglês.


Para que o sistema da Siri entenda o português, Franceschi usou como base o aplicativo Dragon Dictation, que entende o português, desenvolvido pela empresa Nuance.

O suporte ao idioma português só será disponibilizado para os demais usuários do iPhone 4S quando a Apple liberar o desbloqueio do mesmo, já que questões legais e técnicas podem prejudicar um lançamento a todos agora.

Segundo Franceschi, a implantação do suporte ao português não modifica nada no celular, pois o processo todo é feito em seu computador, e depois transmitido ao celular.

Ainda de acordo com Franceschi, esta modificação no sistema possibilitará que os brasileiros também possam ter acesso aos demais lançamentos feitos pela Apple, já que a empresa lança costuma lançar ferramentas e serviços que funcionam muito bem fora do país e chegam aqui sem suporte ao português.

Abaixo, segue o vídeo que Franceschi publicou no youtube, mostrando o sistema em funcionamento:

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>