SOPA é retirado do Congresso, por enquanto

Após inúmeros protestos de grandes sites, e a retaliação do grupo hacker Anonymous, que invadiou e retirou do ar sites do governo e órgãos relacionados à indústria do entretenimento, o SOPA (Stop Online Piracy Act), projeto de lei anti-pirataria online, do Congresso americano, foi abandonado.

O senador Lamar Smith, principal apoiador do projeto, abandonou a causa, por enquanto, “até que haja um amplo acordo sobre uma solução” já que para ele, há uma grande necessidade de rever a atitude a ser tomada para resolver o problema do uso indevido de arquivos protegidos por direitos autorais.


Ainda de acordo com Lamar, o “roubo de propriedade intelectual americana”  tem causado um prejuízo de mais de US$100 bilhões (cerca de R$170 bi) por ano para a economia do país, além de causar o desemprego para centenas de pessoas.

Outra lei que precisa ser votada é a PIPA (Protect IP Act), mas devido aos recentes ataques e retaliações, também foi adiada.

Para o grupo Anonymous, a SOPA foi deixada de lado, porém, sua motivação ainda persiste, assim, a luta por uma internet livre e sem censura ainda não acabou.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>