Exposição Virtual sobre as Ferrovias Paulistas
O Arquivo do Estado de São Paulo lançou uma exposição virtual sobre as Ferrovias Paulistas, com o intuito de presentear os apaixonados pela história do Brasil, auxiliar professores de história e seus alunos, e incentivar o uso da internet, didaticamente.
Através de uma página especial na internet, é possível acompanhar a história da criação das ferrovias paulistas, sua evolução, e os acontecimentos marcantes desta época.
Além disso, os professores terão acesso a plantas, cartazes, fotos e documentos da época, e sugestões para atividades pedagógicas, para serem utilizados com os alunos dentro de sala de aula.
O surgimento das ferrovias paulistas se deu em 1867, para o transporte do café, já que as outras formas de transportes eram bastante caras. Com a criação das ferrovias, o café pôde se expandir para o interior do país, ficando mais distantes do Porto de Santos. Essa expansão da cafeicultura trouxe um enriquecimento maior ao país.
Porém, com a implantação da República Velha, o presidente da época, Washington Luís, passou a priorizar a construção de rodovias, deixando de lado os investimentos ferroviários. E para completar, com o incentivo à industrialização, houve então a implementação da indústria automobilística.
É possível acompanhar mais sobre esta história no Arquivo do Estado de São Paulo.