Receita Federal libera programa para declaração de IR 2012

A Receita Federal liberou hoje o programa para a declaração do Imposto de Renda de 2012.

Para auxiliar os contribuintes no preenchimento da declaração do IR 2012, já está disponível também um tutorial, no site da Receita Federal, que simula uma “linha de metrô”, e esclarece dúvidas sobre cada uma das etapas do preenchimento.

Este tipo de tutorial já foi utilizado no ano passado, e teve cerca de 26, 36 milhões de acessos, segundo a secretária-adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta.


Não será possível baixar o programa do IR 2012 em dispositivos móveis como o iPad ou Tablet, e smartphones. Ainda segundo Zayda, a Receita Federal ainda estuda, para os próximos anos, a possibilidade de disponibilizar uma versão de download para tablets. Porém, é preciso levar em conta se valerá a pena investir dinheiro do contribuinte em um programa, que só será usado uma vez por ano.

E mesmo ocorrendo a criação do programa para os tablets, o envio da declaração ainda deverá ser feita via computador.

Apesar do programa para declaração já estar disponível, o envio da mesma só poderá ser feita a partir de 1º de março, quando o programa de transmissão de dados da Receita Federal, o Receitanet, for disponibilizado para ser baixado. Quem preferir entregar a declaração via disquete,  deverá comparecer às  agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, no horário de expediente.

Para baixar o programa de preenchimento da declaração do IR 2012, clique AQUI.


Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>