Mercado Livre passa a certificar vendedores

Imagem: Reprodução

Agora está mais seguro comprar produtos pelo Mercado Livre.

O portal de e-commerce lançou um programa para certificar os vendedores cadastrados no site. Através da empresa T&A Consultores, empresa especializada em auditorias de qualidade, o Mercado Livre vem monitorando desde julho do ano passado os serviços prestados pelos seus vendedores.

Utilizando-se de compradores ocultos, uma série de 45 itens são analisados na hora de comprar um produto no Mercado Livre. A avaliação acontece desde o início das negociações, até o momento da concretização da venda, e posteriormente, no pós-venda.


Segundo o site IDG Now, o pontos avaliados são:

  • Clareza e adequação dos anúncios;
  • Oferecimento de MercadoPago e trâmite de envio dos produtos;
  • Perguntas e respostas;
  • Comunicação telefônica ou via e-mail;
  • Trâmite de recepção de produtos no domicílio do comprador;
  • Oferta e condições de recebimento do produto;
  • Processo de devolução;
  • Nota fiscal e garantia;
  • Respeito pelas normas do MercadoLivre.

No Brasil, cerca de 1,2 mil vendedores já receberam a certificação no país, o que certamente gera mais segurança tanto para quem compra um produto, como para quem vende também.

Segundo Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil, a certificação passa a ser essencial para que um usuário cadastrado no mesmo se torne um membro do Mercado Líder (grupo que reúne melhores vendedores da comunidade, e que recebem vantagens por isso: melhor posicionamento nos resultados de busca, descontos nas tarifas de vendas e atendimento preferencial).

Após receber a certificação (isso só ocorre se o vendedor for aprovado em 85% dos requisitos), o vendedor terá que repetir o processo a cada ano, para a renovação do certificado.

O certificado do vendedor poderá ser visto, clicando em sua reputação, onde abrirá uma tela com mais detalhes sobre sua certificação.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>