Mercado Livre passa a certificar vendedores
Agora está mais seguro comprar produtos pelo Mercado Livre.
O portal de e-commerce lançou um programa para certificar os vendedores cadastrados no site. Através da empresa T&A Consultores, empresa especializada em auditorias de qualidade, o Mercado Livre vem monitorando desde julho do ano passado os serviços prestados pelos seus vendedores.
Utilizando-se de compradores ocultos, uma série de 45 itens são analisados na hora de comprar um produto no Mercado Livre. A avaliação acontece desde o início das negociações, até o momento da concretização da venda, e posteriormente, no pós-venda.
Segundo o site IDG Now, o pontos avaliados são:
- Clareza e adequação dos anúncios;
- Oferecimento de MercadoPago e trâmite de envio dos produtos;
- Perguntas e respostas;
- Comunicação telefônica ou via e-mail;
- Trâmite de recepção de produtos no domicílio do comprador;
- Oferta e condições de recebimento do produto;
- Processo de devolução;
- Nota fiscal e garantia;
- Respeito pelas normas do MercadoLivre.
No Brasil, cerca de 1,2 mil vendedores já receberam a certificação no país, o que certamente gera mais segurança tanto para quem compra um produto, como para quem vende também.
Segundo Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre no Brasil, a certificação passa a ser essencial para que um usuário cadastrado no mesmo se torne um membro do Mercado Líder (grupo que reúne melhores vendedores da comunidade, e que recebem vantagens por isso: melhor posicionamento nos resultados de busca, descontos nas tarifas de vendas e atendimento preferencial).
Após receber a certificação (isso só ocorre se o vendedor for aprovado em 85% dos requisitos), o vendedor terá que repetir o processo a cada ano, para a renovação do certificado.
O certificado do vendedor poderá ser visto, clicando em sua reputação, onde abrirá uma tela com mais detalhes sobre sua certificação.