Procon suspende por 72h Submarino, Americanas e Shoptime

A partir de amanhã, 15 de março, os sites de comércio eletrônico Submarino, Americanas e Shoptime ficarão fora do ar por 72 horas, em todo Estado de São Paulo.

A medida havia sido tomada pelo Procon em novembro do ano passado, e a B2W, empresa responsável pelos sites, recorreu da sentença. Porém, agora, sem possibilidade de recurso, e obrigada a pagar uma multa de R$ 1,7 milhão, a B2W deverá retirar os sites do ar, e publicar em suas páginas principais o seguinte comunicado:

“O Grupo B2W, em virtude de decisão proferida pela Fundação PROCON – SP, em processo administrativo de n° 2573/2010, está com as atividades de e-commerce suspensas em todo o Estado de São Paulo, por 72 (setenta e duas) horas, a partir de 15 de março de 2012″.


Esta medida foi tomada, pois de acordo com o Procon, o número de reclamações, em sua maioria por atraso nas entregas e defeitos no produto, aumentou de 2,2 mil no ano de 2010 para 6,23 mil em 2011. Ainda segundo o Procon, a B2W já havia sido convocada diversas vezes para um diálogo, mas nada resolveu.

É uma medida drástica porém, acreditamos que servirá de alerta para que, a partir de agora, os sites de comércio eletrônicos possam respeitar o direito do consumidor, caso contrário, estarão sujeitos a prejuízos por terem que fechar suas “portas”, com base nas leis.

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *