PagSeguro lança serviço de NFC no Brasil

Imagem: Reprodução

Finalmente, a tecnologia NFC (Near Field Communication), muita utilizada no exterior, que possibilita realizar pagamentos via celular, chega ao Brasil.

O PagSeguro, em parceria com a Nokia desenvolveu um sistema que se utiliza da tecnologia NFC, que entra em funcionamento quando dois aparelhos celulares se aproximam.

Chamado de PagSeguro NFC, ele funciona da seguinte maneira: o vendedor e o comprador necessitam ter um celular com o aplicativo instalado. Para realizar a cobrança, o vendedor digita o valor da compra, e ao aproximar seu aparelho do celular do comprador, aparecerá na tela do comprador o valor e as formas de pagamento (cartão de crédito ou crédito PagSeguro). Ao escolher a forma de pagamento, o comprador autoriza a cobrança.


Pelo mesmo aplicativo, também é possível ter acesso a um histórico de transações, como uma fatura de um cartão de crédito.

Para utilizar o PagSeguro NFC é necessário ter uma conta cadastrada no PagSeguro, com o serviço habilitado e instalar o aplicativo PagSeguro NFC, que é gratuito e pode ser encontrado na loja de aplicativos do seu celular.

Segundo a equipe do PagSeguro, além de uma transação rápida, o PagSeguro NFC é totalmente seguro, já que as informações de cartão de crédito não transitam de um aparelho celular para outro. Outra vantagem é a praticidade, já que qualquer pessoa com um celular poderá realizar um pagamento, além do que o tamanho da carteira multibandeira do sistema é bastante grande.

Agora, há também certas desvantagens: embora o PagSeguro exalte a praticidade de se usar um celular para realizar pagamentos, o sistema só funciona, por enquanto, em telefones Nokia com MeeGo ou Symbian, como o Nokia N9, o Nokia C7 e o Nokia 701. Outra desvantagem é que para se autenticar a transação, é necessário que haja a conexão à internet 3G ou EDGE, o que, em alguns casos, pode trazer uma despesa extra para o comprador que ainda não possui um pacote de dados.

Só nos resta esperar a adesão da população ao NFC, para que possamos ter uma ideia do sucesso ou fracasso do PagSeguro NFC.

Para mais informações à respeito da nova tecnologia, acesse o site do PagSeguro NFC.


Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>