Microsoft anuncia Windows Phone 8
A Microsoft anunciou hoje, durante o Windows Phone Summit, evento para desenvolvedores, realizado na Califórnia, o Windows Phone 8.
Com previsão de lançamento para o final do ano, o Windows Phone 8 ganha maior integração com o Windows 8 para PC, possibilitando que softwares desenvolvidos para o Windows 8 poderão ser adaptados para o Windows Phone 8, facilitando a vida dos desenvolvedores.
Uma novidade é a utilização de processador de múltiplos núcleos, sendo que os primeiros aparelhos virão, inicialmente, com processador Dual-Core, e com telas maiores – HD a 1280 x 720 pixels. Outras características do Windows Phone 8 são o suporte a HTML 5 e a presença do Internet Explorer 10 (semelhante à versão para deskt0p) pré-instalada.
Haverá ainda suporte para cartão de memória MicroSD, o que possibilita ampliar a capacidade de armazenamento de aplicativos e arquivos multimídia nos chips de memória.
No Windows Phone 8 também será possível realizar pagamentos com o dispositivo móvel, utilizando-se da tecnologia NFC, bastando apenas aproximar o aparelho de um equipamento que reconhece tal tecnologia.
O serviço de mapas utilizado pelo Windows Phone 8 será da Nokia, uma das marcas que receberá o sistema operacional em seus aparelhos. As demais marcas a trabalharem com o Windows Phone 8 serão: Huawei, Samsung e HTC.
Agora, uma notícia um tanto triste: aparelhos que possuem o Windows phone 7 ou 7.5, incluindo a linha Nokia Lumia (lançada no país recentemente), não receberão a atualização para o Windows Phone 8.
Não há uma explicação plausível para isso. Apenas disseram que lançarão uma versão – Windows Phone 7.8 – para esses aparelhos, que segundo a própria Microsoft, é semelhante ao Windows Phone 8, e difere apenas na tela inicial. Será?