Projeto Conectar vai levar Wi-Fi de balão pelo Brasil

Reprodução: Techtudo (The Next Web)

O Governo brasileiro está desenvolvendo um projeto para levar a internet Wi-Fi para diversas regiões do Brasil, através de balões.

Este projeto, chamado “Conectar”, uma parceria com a Telebrás, o INPE  e o Ministério das Comunicações, vai utilizar uma rede de balões no ar, que fornecerá acesso à internet sem fio para comunidades distantes dos centros urbanos, e conexão poderá chegar a 100 MB, e deverá estar disponível no primeiro semestre de 2015.

O balão será lançado a 240 metros de altura, em Cachoeira Paulista, primeira cidade a testar o serviço, e um carro de apoio do INPE vai monitorar a conexão em até 50 km de distância do balão.

Segundo Maximiliano Martinho, Secretário de Telecomunicação do Ministério das Comunicações, este método é mais barato do que instalar antenas de transmissão, mais fácil de ser utilizado, e o alcance do sinal é maior.


O Google também já está testando um sistema semelhante, o “Google Loon”, que da mesma forma, utilizará balões para levar internet sem fio à comunidades distantes dos centros. Os primeiros testes já foram realizados este ano na Nova Zelândia, e o sucesso por enquanto é garantido.

Eles até chegaram a vir para cá em outubro deste ano para apresentar o projeto, mas o governo brasileiro já estava com o “Projeto Conectar” em desenvolvimento desde maio.

Siga-nos no Twitter: @AmtecBrasil
Curta nossa página no Facebook: facebook.com/CriacaodeSitesAmtec
Acesse nosso site: www.amtec.com.br

Fonte: Techtudo

Share on Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>